sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Josip Broz Tito



Josip Broz Tito (Kumrovec, 7 de maio de 1892) foi líder dos partisans durante a Segunda Guerra Mundial e mais tarde presidente da Iugoslávia. Após a sua morte desencadeou-se uma grande guerra civil e desmembramento das repúblicas.
Tito teve um mandato de 14 de Janeiro de 1953 até 4 de Maio de 1980(Presidente da Iugosláqvia). Foi Primeiro-ministro de 29 de Novembro de 1945 até 29 de Junho de 1963.
Tito pertencia á Liga dos Comunistas.
Durante a Primeira Guerra Mundial, serviu na infantaria austro-húngara e foi feito prisioneiro na Rússia. Escapou e lutou pela Revolução Russa. Depois de retornar à Iugoslávia, envolveu-se com o Partido Comunista e esteve preso durante seis anos.
Tito organizou as forças guerrilheiras na Frente de Libertação Nacional,os partisans.
Com o fim da guerra, Tito surgiu como um lider do novo governo federal, Tito rejeitou a tentativa de Stalin de controlar as ideologias dos Estados Comunistas de Europa Ocidental. A Iugoslávia foi desvinculada da Cominform, pois esta não fazia parte da aliança militar do bloco comunista.
Em 1961,Tito promoveu a Conferência Internacional dos Países Não-Alinhados, onde ficou determinado que as nações participantes tomariam uma postura de neutralidade em relação à Guerra Fria.
Com a chegada de Leonid Brejnev ao poder e o apogeu soviético, a Iugoslávia de Tito teve uma grande subida na diplomacia com a União Soviética, iniciando diversos processos de alianças e cooperações com os soviéticos.
Com sua morte, em 1980 estava formado o caldo que jogaria o país, mais tarde, numa brutal e insana guerra civil, com ódios étnicos seculares refletidos em atrocidades cometidas por todos os lados do conflito.
Em sua homenagem, uma avenida importante da cidade brasileira de São Paulo recebeu o seu nome. A Avenida Marechal Tito é uma das vias mais importante do extremo leste de São Paulo.

Sem comentários:

Enviar um comentário